Narradores de Javé


 
A Odisseia do Vale de Javé

Javé é um povoado do interior baiano, idealizado como um espaço urbano que foi condenado ao desaparecimento pela construção de uma hidrelétrica, cujas águas inundaram o lugar. O vivido pelos moradores de Javé é narrado por Zaqueu que, do seu novo estabelecimento comercial à beira da represa, conversa com um viajante e alguns clientes sobre a "odisseia de Javé", relatando a eles a sua visão sobre o acontecido. É neste movimento do hoje quando a cidade antiga não mais existe, para o ontem, que a o enredo é construído.

Na tentativa desesperada de salvar a cidade da destruição, os moradores decidem preservar sua história, com recuso à memória oral, registrando em um documento escrito " a grande história de Javé", como se referem alguns à empreitada de colocar no papel os grandes feitos e os grandes personagens que dariam importância histórica à cidade. O grande problema a ser enfrentado é a escolha de quem poderia escrever essa história já que a maioria dos habitantes é analfabeta. A escolha recai sobre Antônio Biá, o ex-carteiro, agora historiador, um dos poucos alfabetizados, que recebe a função de escrever "a história científica" a partir dos diversos depoimentos dados pelos habitantes.

Nessa função Biá vai ouvindo as pessoas. Várias são as histórias contadas pelos moradores sobre as origens da região e do povoado. Cada narrador, ao falar dos heróis que conduziram a população para o lugar onde javé foi edificada, coloca os seus antepassados e asi mesmo como a partir das semelhanças físicas entre o narrador e o "herói" indicam uma relação entre o hoje e o ontem que perpassa toda a produção.
Nos enredos construídos, muitos são os que se colocam como sujeitos na história da cidade. Ao falar das origens do povoado, múltiplos personagens emergem nas muitas histórias contadas, que, de acordo com o narrador, relaciona o herói findador à sua própria história. Indalécio é o herói desbravador, forte e destemido, que conduziu seu povo e o fixou naquele lugar. Para o Sr. Vicentino,o líder que comandou a travessia do grupo que, expulso de suas terras pelo rei de Portugal, encontrou no Vale um lugar para reconstruir a vida. Como seu próprio nome indica,Vicentino coloca nos seus antepassados a origem do povoado.

Fonte: Hospedar a Cultura, ouvindo e contando histórias - Jovem, Turismo e Cidadania
( Síntese baseada no artigo de Heloisa Helena Pacheco Cardoso na revista Fênix vol. 5.nº2 de 2008)